terça-feira, 15 de setembro de 2009

Chuvas diminuem, mas rios ainda sobem no RS

Depois de sete dias, a chuva diminuiu no Rio Grande do Sul mas os moradores vivem um outro problema: o nível dos rios ainda não parou de subir. Mais de 4,7 mil pessoas tiveram que sair de casa.

A região metropolitana de Porto Alegre foi a mais atingida. Bairros inteiros ficaram alagados. Na madrugada desta segunda, o Rio Jacuí transbordou e surpreendeu quem mora na cidade de Eldorado do Sul. Os moradores passaram a noite tentando salvar as roupas e os móveis. A água já subiu mais de 1 metro de domingo para segunda, está quase invadindo a casa. Só mesmo de barco para chegar até aqui. Onde a água chegou foi preciso improvisar. O telhado das casas virou refúgio dos animais. Rudinei usou cadeiras para erguer o guarda-roupas. O sofá foi parar em cima da mesa.

Deu quase um metro de água dentro de casa", disse o garçom Rudinei Casagrande Boncoski.

Moacir chora ao lembrar dos momentos de pânico. Ele teve que tirar a família às pressas de dentro de casa. "Eu levei às 3h30 pra Porto Alegre pra casa de uma cunhada", disse o operário Moacir Paulo de Borba. Nesta segunda, a chuva diminuiu mas o nível dos rios não parou de subir. "O volume de água que ainda tá subindo é ainda bastante grande", disse o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Munhoz. As equipes da Defesa Civil percorrem as áreas afetadas. Em alguns lugares o acesso só é possível de barco ou de helicóptero. Mergulhadores fazem o trabalho mais difícil: convencer os moradores a sair de casa. "Se abandonar é pior. Acaba acontecendo os roubos, furtos", contou o pintor Leandro Alves dos Santos. Quem prefere não arriscar a própria vida, leva o que pode para os abrigos. "A gente fica com medo de pegar uma doença. A gente que tem criança", disse a dona de casa Lisiane Silva da Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário